Araguaína - TO

Peça “O Rei do Lixo” debate sonhos de um mundo sustentável e abre programação da Semana do Meio Ambiente no TJTO

Quem nunca se animou durante a infância com passeios escolares para vivenciar momentos de aprendizado?! Os alunos do Centro de Educação Infantil do Tribunal de Justiça (CEI Nícolas Quagliariello Vêncio) vivenciaram essa experiência nesta terça-feira (4/6), durante visita ao TJTO para acompanhar o espetáculo teatral “O Rei do Lixo”, que abriu a programação da Semana do Meio Ambiente do Poder Judiciário do Estado do Tocantins.

O auditório foi o palco para o Grupo Artpalco, companhia teatral de Araguaína, realizar duas apresentações durante o dia. Pela manhã a programação foi aberta pelo presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, acompanhado pelo diretor-geral Jonas Demostene Ramos, diretores do Tribunal, servidores e magistrados.

“A Semana do Meio Ambiente merece estar dentro da programação do TJ, já que reforça ações de sustentabilidade e demais cuidados que podemos ter no ambiente de trabalho”, afirmou o presidente ao desejar uma feliz semana e cumprimentar com carinho os presentes, em especial as crianças e servidores.

Ao adentrarem no auditório, os alunos do CEI ficaram encantadas com o tamanho do ambiente e demonstraram empolgação antes mesmo do início da peça. A atenção deles era vivida e sentida já que os olhares estavam vidrados nas diversas composições coloridas das luzes e do cenário, que retratou um lixão, com direito a carrinho de catador de lixo e diversos materiais descartáveis.

As crianças interagiram com os artistas em todos os momentos e um dos pontos de maior empolgação foi quando o personagem “Balde” levou uma injeção. O espetáculo debateu de forma animada, descontraída e com muita música a relevância das questões ambientais e de sustentabilidade. E todos aprenderam que, através da cultura, arte e educação, é possível o sonho de um mundo melhor e sem poluição.

E o Pitu, que representa o Rei do Lixo, ensinou que todos possuem responsabilidade com o mundo. “As coisas seriam diferentes se não tivéssemos o descarte incorreto, sem tratamento adequado. Isso pode propiciar enchentes e a proliferação do mosquito da dengue. E juntos podemos não deixar que o lixo nos mate”.

A aluna Antonela Gonzaga da Silva, do 1º ano A, disse ao fim do espetáculo que “a peça foi muito boa porque a Caixa era muito engraçada e ela disse que não posso jogar lixo no meio ambiente”. Já Yan Rômulo Júnior, aluno da mesma turma, afirmou: “A Garrafa me ensinou que devo cuidar da natureza. Agora vou ensinar meu papai e mamãe a fazer reciclagem”.

As crianças do maternal estavam enfeitadas com uma faixa na cabeça, com desenhos do globo terrestre e um coração, que significavam “eu amo o mundo”. “Elas estavam falando com as mãozinhas que amam o mundo. É uma sementinha que plantamos agora, para que elas cresçam respeitando o meio ambiente”, destacou a professora Flávia Carneiro.

Grupo Artpalco  

Um dos principais grupos de teatro do Tocantins, com mais de 20 montagens e 100 mil espectadores em cerca de dez anos de estrada, o grupo já foi reconhecido com premiações em importantes mostras e festivais, como o Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, Festival Nacional de Lauro de Freitas (FIT Bahia), Sesc Aldeia Jiquitaia, dentre outros. Nacionalmente, já participaram do Festival Nacional de Curitiba, Festival Nacional de Teatro de Guaçui e Sesc Aldeia Jiquitaia.

 

Programação da Semana do Meio Ambiente 

Marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5/6), haverá doação de mudas de árvores, exibição de vídeos ambientais e diversas exposições no hall de entrada do TJ sobre temas como placa solar, madeira plástica, produtos orgânicos e peças artesanais produzidas pelos servidores e pelas artesãs da Feira das Manas – feira itinerante formada por mulheres que se uniram para desenvolver o empreendedorismo solidário e o empoderamento feminino.

O Tribunal de Justiça estará recebendo também doações de roupas para serem destinadas a projetos sociais e recolhendo material de expediente (sem uso, excedente ou danificado) para destinação correta e reaproveitamento. Haverá um espaço reservado para recebimento das roupas e materiais expediente no hall de entrada.

E encerrando a Semana do meio Ambiente, na quinta-feira (6/6), às 9h30, serão ministradas as palestras: “Separação correta de lixos produzidos no ambiente doméstico”, pela Prefeitura de Palmas, e “Descarte Correto de Medicamentos”, com a médica do Espaço Saúde do TJ, Elaine Cristina Ferreira. A programação é gratuita e aberta ao público.

George

Autor